Monday, April 22, 2013

Amplificando a saída de áudio do seu computador

Ao utilizar ferramentas de conferência online como o Adobe Connect ou Skype as vezes encontramos algumas pessoas que não tem um bom microfone ou não sabem como configurar corretamente as opções de audio. Isso se torna um pesadelo especialmente quando estou nas minhas salas em grupo da Englishtown, ou pior, quando estamos em uma entrevista de emprego, como eu tive a algumas semanas atrás.

Article's English version: Amplifying your computer audio output.

Tentando resolver esse problema eu comecei a procurar na internet por algum dispositivo aplificador de áudio, quando eu encontrei vários que são caros utilizados por profissionais e outros baratos vendidos por Chineses no ebay, os quais eu supus não serem confiáveis pela forma como responderam minhas mensagens. Bem, quando eu estava quase desistindo, finalmente encontrei uma solução que me fez me divertir muito com ela.

O TDA2822M é um amplificador de dois canais que pode ser alimentado diretamente pelos 5v da porta USB. O datasheet relacionado é fácil de entender e vem com exemplos úteis de aplicações. Eu simplesmente escolhi um deles e adaptei ao meu cenário.

Esquemático e layout da placa

A fim de construir o novo dispositivo é necessário os seguintes componentes:

  • 1x TDA2822M dual low-voltage power amplifier;
  • 4x capacitores eletrolíticos de 100uf;
  • 1x capacitor eletrolític de 10uf;
  • 2x capacitores de cerâmica de 100nf;
  • 1x LED 3mm;
  • 2x resistores de 4R7 ;
  • 1x resistor de 470R ;
  • 1x potenciômetro duplo de 10k;
  • 2x conectores estéreo para fone;
  • 1x conectres de alimentação jack para PCI;
  • 1x caixa para gabinete (Caixa Patola PB-050);

Para ser possível utilizar o dispositivo também serão necessários os seguintes acessórios:
  • 1x Cabo com conectores estéreo (fácil de achar pronto);
  • 1x Cabo de força USB com o conector jack (tive de fazer eu mesmo).

Aqui está como ficou o esquemático:


Uma vez que o esquemático estava pronto, eu trabalhei o layout da placa:



O dispositivo montado

Aqui está como a placa ficou depois de montada:


Na caixa gabinete:



E, finalmente, os acessórios necessários:


Considerações finais

Alguem que tente montar esse dispositivo pode ter alguma dificuldade para encontrar os conectores estéreo para fone e a caixa para gabinete. Eu tentei achar na internet alguns dias antes de ir para uma loja de componentes local.

Não é o objetivo desse post descrever como criar PCIs como eu já fiz antes (Volt-Amperímetro com Arduino - Parte Final: Circuito impresso). Mas para esse projeto eu use brocas de 0.7, 0.8 e 0.9mm que fizeram com que os componentes menores se encaixassem bem melhor. Não são fáceis de achar, porém eu as encontrei por um preço acessível em uma lojinha de ferramentas da região da Santa Efigênia chamada Tec-Tools (Rua dos Timbiras, 150 - Fone: (11) 3222-5548). A pinça de 0.8mm da Dremel consegue fixá-las perfeitamente para um trabalho mais preciso. Eu também utilizei um dimer para diminuir a RPM e proteger essas novas brocas.

Esse projeto também possui uma espécie de "bug". A pinagem utilizada no potenciômetro inverteu o controle de volume fazendo com que ele aumentasse quando girado no sentido anti-horário. Isso não foi problema para mim, mas alguém pode querer corrigir esse comportamento.

Esse amplificador aumentou o volume do meu headset para níveis muito altos, então é bom abaixá-lo totalmente antes de começar e então aumentar gradualmente conforme necessário.

4 comments:

  1. Infelizmente parece que o TDA2822 passou a obsoleto e não se fabrica mais. Ou, pelo menos, a ST já não o fabrica. Existe alguma alternativa com pinagem compatível?

    De resto, dou-lhe os parabéns por mais um excelente post.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Samuel!

      Note que o TDA2822 é diferente do TDA2822M. Esse primeiro era grandalhão (o dobro do tamanho) e com um range de voltagem mais estreito, além de ser incompatível com esse projeto. Se você observar no datasheet http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/CD00000132.pdf verá que o TDA2822 está de fato marcado como obsoleto, enquanto se você notar no http://www.st.com/st-web-ui/static/active/en/resource/technical/document/datasheet/CD00000134.pdf vai poder observar que o TDA2822M não está. Sem falar que não tive dificuldade de encontrá-lo nesse fim de mundo chamado Brasil.

      Por fim, muito gentileza sua, caro colega. Queria eu compartilhar tanta informação como você o faz!

      Delete
    2. Muito obrigado, caro Renato. De facto tirei o sufixo quando fiz a pesquisa, visto que a folha de dados da ST não vem em primeiro lugar quando pesquiso por "TDA2822M". Sim, mas tal como afirmou, o TDA2822M está em produção.

      Saiba que tenho todo o prazer em partilhar qualquer informação, e é com agrado que vejo que o meu blogue está a servir o propósito para o qual foi criado. Muito obrigado pela sua apreciação!

      Delete
  2. Olá Renato!
    Gostaria de saber se a saída dele esta calculada para falantes de 4 ohms ou 8 ohms?

    Sobre a fonte que sitou, eu queria fazer algumas alterações no projeto. Eu posso usar o projeto de Volt-Amperímetro para uma fonte 0 a 30 volts, 5 amperes? Queria que o display marcasse data e hora. Existe como eu fazer isso no projeto?

    ReplyDelete